Leitura no Segundo Idioma

– Devo ler em inglês para o meu filho mesmo não sendo fluente na língua?

Esta é uma das perguntas que recebo com mais frequência por aqui. Quem também tem essa dúvida, levanta a mão! Aposto que muitos de vocês que acompanham a nossa experiência se perguntam, ou já se perguntaram, coisa parecida em algum momento, certo?

Minha irmã lendo para a A com 13 meses – Foto: Stefano Aguiar

Primeiro eu queria dizer que sim, você pode ler para o seu bebê/criança numa segunda língua, mesmo que não tenha (ainda!) a pronúncia ou fluência que gostaria. Além da leitura em voz alta ser uma das melhores formas de introduzir o segundo idioma na rotina familiar, sua prática trará inúmeros benefícios a todos os envolvidos. Para te ajudar nesse processo, juntei algumas dicas que farão toda a diferença!

Como fazer a leitura sem ter fluência na língua

Dica 1: Leia o livro sozinha(o) primeiro para se familiarizar com a leitura.

Dica 2: Procure vídeos de leitura em voz alta do livro que pretende ler para a criança. Observe a pronúncia, entonação do leitor. Vai ajudar. Em inglês, indico os seguintes canais:

E claro, a boa e velha busca no YouTube; tem tudo que você possa imaginar por lá! Em breve, farei outro post com recomendações de canais em Português e de Podcasts também.

Dica 3: Identifique, se houver, elementos que você não sabe nomear na segunda língua. Pense em perguntas ou observações que gostaria de fazer à criança/bebê durante a leitura, sobre as ilustrações, personagens, enredo… Faça anotações de tudo isso. Depois pesquise e anote como falar cada uma dessas palavras/frases na língua em questão. No Google você também consegue ver (e treinar) a pronúncia das palavras em inglês, sabia disso?

Lendo para o L com 3 meses – Foto: Carol Machado

Dica bônus: recomendo a leitura do Guia de Literacia Familiar disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Educação, pois contém informações e técnicas valiosíssimas para desenvolver uma leitura dialogada em casa. Tenho certeza que enriquecerá demais a experiência de leitura da sua família, seja no idioma que for.

Se estas dicas te ajudaram, não esqueça de compartilhar com quem também possa precisar, e de deixar um comentário me contando como tem sido a leitura de vocês!

Happy reading!


.

Deixe seu comentário

1 Comentário