– Como você faz pra sua filha ser tão interessada em livros? Parece até que ela prefere livros a brinquedos…
Me perguntaram isso um dia desses. E sabe o quê? Ela prefere mesmo! Não diria que o mérito é todo nosso, acredito que tenha a ver com a personalidade dela também, mas o caçula está indo pelo mesmo caminho, então devemos estar acertando em alguma coisa, né?!
Além de serem uma grande paixão, os livros são os meus maiores aliados na criação bilíngue. Por isso, já que hoje é o Dia Mundial do Livro, queria aproveitar pra compartilhar as estratégias que utilizamos para ensinar os nossos filhos a amarem os livros e a leitura. Vamos lá?
Para criar filhos apaixonados pela leitura:
1- Grávidas: já podem começar a ler pros bebês! Fizemos assim aqui nas duas vezes. Pode ser qualquer leitura, apenas leia.
2- Pós-nascimento, em qualquer momento/idade: estabeleça uma rotina de leitura, defina um horário e leia para eles diariamente – 10-20 minutos por dia são essenciais!
3- Não tenha vergonha de se envolver na leitura – dar vozes aos personagens, reproduzir as onomatopéias, etc. Traga a história à vida para eles.
4- Tenha livros expostos pela casa em alturas que eles possam alcançar, desde bebês. Se puder, tenha sempre um ou 2 na bolsa também, para aqueles momentos em que precisamos entretê-los na rua.
5- Dê livros de presente e leve as crianças para escolher junto com você. Encoraje as pessoas a presenteá-los com livros também.
6- Procure montar um acervo de livros de diferentes materiais, texturas, estética, tópicos… Observe a faixa etária mas, principalmente, os interesses dos seus filhos na hora de escolher para eles. E deixe que escolham também!
7- Leve-os sempre que puder a bibliotecas, livrarias e feiras de livros. Passe tempo de qualidade com eles por lá.
8- Faça do momento da leitura um momento de afeto, de troca, de conversa sobre tudo e qualquer coisa. Seja durante o dia ou antes de dormir, que sejam minutos preciosos de atenção e dedicação exclusiva a eles.
9- Encoraje outras pessoas a lerem com eles (amigos, parentes, dindos…) para enriquecer ainda mais a sua experiência de leitura!
10- Tenha os seus próprios livros, trate deles com cuidado e carinho e (quando possível) deixe que as crianças te vejam lendo sozinho(a) também. Elas aprendem muito mais apenas observando o nosso comportamento.
Gostou das dicas? Acrescentaria alguma? Aproveite para compartilhar com os amigos que podem precisar delas também!
5 Comentários
Ótimas dicas, amei! Beijos e parabéns pelo lindo site 🙂
Obrigada, Candida! Fico muito feliz que tenham sido úteis para você! <3