Estava falando esses dias sobre desafios na criação bilíngue e me dei conta de que, atualmente, o meu maior é fazer a manutenção do segundo idioma. Não das crianças, do meu mesmo!
Imagino que às vezes possa parecer que estou com “tudo em cima” quando se trata da criação bilíngue deles mas, a verdade é que, além de todos desafios maternos (que são muitos!), criar filhos bilíngues é sempre um desafio, de um jeito ou de outro.
Não nego o privilégio de estar passando uma língua super acessível (em termos de recursos) para as crianças, de ter amigos com filhos bilíngues também para elas conviverem, de ter a minha própria criação bilíngue como referência e total apoio (e envolvimento) de família e amigos. Realmente somos muito afortunados e sou grata demais por tudo isso! Todos esses fatores contribuem inegavelmente para o nosso sucesso aqui. Por isso digo que o grande desafio hoje é apenas manter a qualidade do meu inglês.
Resolvi compartilhar aqui as estratégias que uso, pois sei que pode ajudar bastante a outras pessoas também, mesmo que ainda nem tenham filhos!
Dicas para fazer a manutenção do segundo idioma
Leitura em inglês – o máximo possível, desde os livros das crianças (que me ensinam MUITO) até os meus, passando por artigos, notícias, blogs e basicamente qualquer conteúdo escrito que puder consumir em inglês. Pra vocês terem ideia, até nas minhas configurações de idioma no computador, celular, apps – escolho ‘English’ sempre! Isso me força a pensar mais em inglês.
TV (series, filmes, etc.) – só assisto em outra língua se essa for a original. E só abro mão da legenda em inglês se meu marido estiver junto, assim não perco nada!! Aprendo demais dessa forma! O melhor é que a gente entende pelo contexto, pega a pronúncia e a escrita de uma vez só!
Música – de novo, quase tudo em inglês, tanto pra mim quanto pras crianças. Música é uma ferramenta excelente para aprender idiomas! Vamos usar e abusar desse recurso também! No meu Spotify tem algumas playlists (desde a dos partos até de músicas para cantar para o bebê), e no Instagram, no destaque “áudio” tem várias outras sugestões.
Podcasts/audiobooks – mais uma ótima opção pra aprender e treinar o listening, ainda não é um hábito forte meu, mas gosto bastante! No instagram, nos destaques (em ‘Podcasts’) tem algumas ótimas recomendações, em português e inglês. Também recomendo o site do Audible, onde podemos ouvir histórias gratuitas, em diversas línguas e para todas as idades, enquanto as escolas estiverem fechadas.
Anoto palavras e expressões dos textos, músicas ou vídeos e pequiso o significado e/ou pronúncia sempre que preciso. Minha filha já até fala: – let’s ask Google!
E por último, mas longe de ser menos importante: procuro falar/escrever em inglês o máximo possível também! É na produção que percebemos as nossas maiores deficiências, a partir daí podemos trabalhar para superá-las.
Como você tem feito a manutenção do segundo idioma? Já praticava alguma dessas estratégias?
Se gostou, não deixe de compartilhar com quem você acha que pode se beneficiar das dicas também!
Deixe seu comentário